segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DNA não é destino...

Bom dia pessoas, tdo bem?
Por aqui tranquilo nesta segunda de carnaval,
vale frisar q não estou de feriadão por aqui a coisa não pára.

Tava lendo os blogs da amigas e li aqui no blog da Adelaide 
sobre alimentação infantil e como mudar o percurso da genética
afinal pré disposição a certos fatores são quase q inevitáveis.

Minha história com a comida é antigaaa
Nunca fui de fruta, verdura, arroz, feijão, etc...
Minha alimentação basicamente se restrigia a café com pão, sempre foi assim!
Minha mãe e minha avó q ajudou me criar nunca me ensinaram comer bem, comer corretamente
Mas tbm na minha infância não tinha aquele negócia de bolacha, salgadinho e estes bobagens
q agora tem aos montes por ai.
Mas de qqr maneira eu não tinha uma alimentação saudável.

Com o passar dos anos desenvolvi um apego, uma paixão por pão e seus derivados
trocava qqr comida por um café com pão, doces e bolos.
Legumes, verduras e frutas nem passar...passava meses sem comer uma única fruta.

Dai engravidei e nada mudou, nunca me cuidei ( e como me culpo por isso!)
Tive meu filho que nasceu prematuro de 7 meses e 20 dias e por conta disso me instingavam
a alimentá-lo a cada duas horas e foi assim por meses.
Logo o Rafa era um lindo bb reconchudo.
Quando começou a comer de tdo eu literalmente dava tudo p ele comer
bebia refrigerante já na mamadeira hj me arrependo demais por isso
se pudesse "rebobinar" a fita eu faria tudo diferente.

Meu filho foi criado na creche desde 1a4m até quase 7anos
e lá aprendeu comer de forma correta então não têm problema nenhum em comer frutas, verduras e legumes
mas meu marido e gordinho e ai entra o fator genético aliado a minha  "má" educação alimentar
acabou que ele ficou obeso e aos 10 anos já pesava 65kg
e aos 13 estava com 115kg.

Levei ele em vários médicos, nutricionistas e ele boicotava a dieta
comia toda a alimentação de uma semana num único dia
comia escondido e eu estava perdendo as esperanças de reverter a situação  e conseguir ajudar meu filho.
Já não via saida e por muitas vezes chorei de frustação.

Há uns dois anos o Rafa conheceu e se apaixonou pelo jiu-jitsu e as coisas começaram a se ajeitar
Ele por conta própria começou a diminuir a quantidade do que comia e a comer de forma correta
Treinava bastante, andava de bicicleta ergométrica e tbm de bici na rua
e assim eliminou quase 30 kgs.
Hj está feliz e emagrecendo ainda mais.

Eu continuo focando na mudança de hábitos ruis q adquiri ao longo destes anos todos
me reeducando e reaprendendo a comer de forma saudável.
Meu marido procurou um endocrocnologista e inciou dia 21/01 uma dieta e já perdeu 5 kgs.

Optamos por trocas saudáveis:
ao invés de salada de maionese optamos por folhas verdes
substituimos refri por sucos e muita água
no lugar de pão comemos frutas, iogurtes.

E assim vamos indo um dia de cada vez
em busca da saúde!


Sem comentários: