segunda-feira, 20 de maio de 2013

Meus avós!

Lendo um post da Fernanda Reali que faz neste mês uma homenagem as avós me recordo das minhas....

Minha avó paterna, descendente de indios(bugres) pelo q me lembro não era uma pessoa muito sociável (digamos assim)vivia sempre envolta com suas costuras, bonecas de pano q fazia com sobras de retalhos e penso q herdei dela o amor pelo artesanato desenvolvido anos mais tarde em forma do croche mas tbm gosto muito de artes com tecidos e penso em fazer alguns cursos sobre...mas então,ela  costumava
cantar uma musiquinha para minha mãe gestante: "Filhos das minhas filhas, meus netos são! Filhos dos meus filhos serão ou não??"e quando eu nasci "filha do filho" ela simplesmente exclamou:
_meu filho nasceu denovo!
ou seja admitiu q eu era igual meu pai, sem dúvidas de ser ou não sua neta!
Mas fora este detalhe,rsrsrs....tenho poucas e boas recordações desta avó.
Lembro q amava tbm as flores, q era muito religiosa, fazia uma comida muito cheirosa (sim!eu lembro do cheiro da comida da minha vó)e q um dia me disse q eu era uma das netas preferidas dela.
Perdi minha vó aos 6 anos de idade, isso há 31 anos...
Já meu vô era a alegria em pessoa!Amoroso, carinhoso e sempre disposto.
Viveu até ano passado e graças a Deus estive presente nos últimos meses da sua vida
Nos deixou em 25/07/2012 aos 89 anos.

Meu avô materno "de sangue" eu não conheci quando nasci ele já era falecido
e minha avó havia casado novamente e ganhei um vô não de sangue
mas totalmente de coração.
Meu vô "emprestado" e o qual eu sempre chamei de vô e nem lembrava q não era de fato
sempre foi o melhor vô do mundo!
Nasci sendo 1º filha, neta e sobrinha...imaginem o tamanho da paparicação!
Meus avós me levavam p todo canto junto deles, íamos as excursões, festas de alemães
e tudo era maravilhoso!
Naquela época não existia a facilidade q se tem hj de comprar 
então meu vô fez p mim um cercadinho quando eu ainda era bb,
uma caminha para colocar ao lado da deles e uma cadeirinha p eu sentar à mesa.
Sempre fui muito amada por eles!Tenho mil recordações, talvez por ser a neta mais velha
e ter vivido com eles uma fase boa de suas vidas, ainda jovens sem muita doença.

Anos mais tarde eles já doentes, eu casada e minha vó pedia muito um bisneto
Dizia q queria viver p conhecer seu primeiro bisneto...e viveu...em 1997 o Rafa nasceu
e em outubro de 2000 meu vô partiu e exatamente um mês depois minha vò tbm nos deixou....

Quando penso neles me abre um buraco no peito...
uma saudade gigantesca...
Queria tê-los aqui, queria tê-los eternamente conosco
vivenciando nossas conquistas, saboreando nossas vitórias
vendo tantas mudanças q ocorreram e tantas pessoas q chegaram depois da sua partida!
Queria poder abraça-los neste momento!




Sem comentários: