segunda-feira, 2 de maio de 2011

FELIZ DIA DO TRABALHADOR



Bom dia pessoas,
Já q ontem foi comemorado o dia do trabalho, estive pensando em todos trabalhos q já fiz nesta minha vida,rsrsrs...
Comecei trabalhar muito cedo aos 13 anos. Meu primeiro emprego foi num atelier de costura (sem carteira assinada)
e comecei como serviços gerais.
Logo em seguida passei p preparadeira, q é basicamente montar a peça manualmente.( no caso bolsas e suspensorios)
Aprendi muito com a minha patroa e com várias colegas q tive
retornei ao atelier em vários momentos da minha vida quando me via desempregada e com dificuldades 
e sempre as portas me foram abertas.
Sempre fui muito responsável e com apenas 15 anos fui trabalhar como babá de uma menina recém- nascida
Fiquei pouco tempo lá pq tinha q morar no emprego e não consegui me adaptar em ficar longe de casa.
Mas vivi momentos maravilhosas e inesquecíveis com aquela familia.
Hoje a menina q cuidei tem quase 20 anos e mora fora do Brasil.
Naquela época o calçado era o ramo que predominava aqui no sul, havia muitas fábricas e muito serviço
por isso em +- 1993 comecei trabalhar em uma fábrica aqui perto de casa (hoje falida)
Saindo do ramo calçadista fu trabalhar em berçario como estágiaria,cuidava de bbs de até 02 aninhos.
Depois trabalhei numa empresa q fabricava solas p calçados como revisora,
Em 1997 fui mamãe e então fiz uma pausa de uns 7 meses para me dedicar ao meu filho (tão pouco tempo)
Trabalhei em uma gráfica tbm como revisora.
Voltei para o calçado como preparadeira.
Dai teve um crise muito grande do calçado na região várias empresas faliram e muitas pessoas perderam o emprego
entre elas, eu!
Foi uma época dificil já q não havia vaga em lugar nenhum pelo menos na área coureiro/calçadista.
Então eu saia todo dia de bici, batia de porta em porta e nada!
Meu filho era pequeno, pagavámos creche,aluguel tinhamos comprado um terreno e estávamos construindo nossa
primeira casinha...estava dificil!
Uma tia q trabalhava em casa pintado peças para a empresa do meu tio (marido dela) viu minha situação e me convidou p ajudar
não sabia exatemente o q era mais aceitei na mesma hora
Trabalhamos juntas por quase 2 anos que foi quando meu tio mudou a fábrica dele e  resolveu
ao invés de tercerizar este serviço como vinha fazendo colocá-lo dentro da empresa e me contratou.
Trabalhei por dois anos na produção adesivando peças e recebi dele o convite para trabalhar no escritório da empresa.
Logicamente q aceitei, foi um grande desafio p mim
já q sempre havia trabalhado na produção nunca na administração
mas arregaçei as mangas, fiz alguns cursos, conclui meus estudos e aqui estou eu!
Já se passaram quase 10 anos desde o dia em q assinei minha carteira na Irmãos Fuhr Ltda.
Sendo 02 anos na produção e 08 anos como auxiliar administrativa.
Mas de tudo isso o que levo comigo e a certeza de que tudo q aprendi e em tudo q fiz durante toda minha jornada como profissional,
como trabalhadora TUDO valeu a pena, tudo mesmo!
Vivi muitos momentos, bons e ruins
Conheci muitas pessoas tbm boas e más
Mas acima de tudo eu me tornei uma pessoa melhor e mais capaz.
E hoje amo o q faço e procuro fazer da melhor maneira possivel meu trabalho.
Por isso deixo a vc meu amigo, minha amiga
um forte abraço pelo nosso dia,
pelo dia do trabalhador!
Afinal somos nós,
 trabalhadores autonomos, profissionais liberais e registrados
e tbm todo artesão
que levamos este Brasil p frente.
FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

Sem comentários: