terça-feira, 26 de julho de 2011

Parabéns as vovós e vovôs!!!

Hoje comemora-se o Dia dos Avós.

Sinto muita saudade dos meus avós.

Antigamente aproveitava-se muito mais os avós do que atualmente.
Curti muito meus avós.
Minha avó paterna era mais séria, meio calada e muito religiosa.
Costurava bastante e fazia muitos bonecos de pano, penso que herdei dela a paixão pelo artesanato assim como fisicamente me pareço muito com minha vó.
Mas convivemos pouco pq meus pais se separarm eu tinha menos de dois anos e automaticamente nos distanciamos e quando eu tinha quase seis anos ela faleceu.

Eu praticamente morava na casa da minha vó materna a maioria das recordações que tenho da minha infância são da casa da minha vó, minha mãe trabalhava e eu ficava a semana toda com ela e com meu vô.
Lembro que foi meu vô que fez uma cama p eu durmir lá e ficava ao lado da cama deles, foi ele quem fez um cercadinho de madeira p eu brincar dentro e tbm foi ele quem fez um cadeirão de madeira p eu comer à mesa junto com eles, sim pq na minha época não existia a comodidade de comprar pronto como hj temos, quando existia era muito caro então mais fácil fabricar.
Eu sempre fui muito alérgica,rsrsrs...tinha alérgia à tdo; areia, grama, chocolate e até morango (vê se pode!)
e em função disso tive até meus 7 anos de idade algumas alérgias na pele e aquilo coçava muito, então eu passava o tempo todo pedindo p vó ou p vô me coçarem e não é q ele coçavam numa boa...e eu bem preguiçosa me esbaldava naquela mordomia.
Passeava muito com eles, fazia rancho com a vó e sempre a acompanhava ao médico.
Iamos em festas no interior e os dois bebiam café preto sem açúcar então lá ia a vó preparar uma térmica separada p mim de café com leite com açúcar e mais algumas delicias p a viajem, coisas de vó!

Nossa, tenho tanta lembrança dos meus avós!!!
Pensando nisso sinto até o cheiro do pão da vó, das panelas no fogão, a cozinha de inverno com fogão a lenha sempre acesso, café no bulé quentinho, o vô escutando jogo no radinho de pilha colado ao ouvido.(pena q era gremista,rsrsrs...)

Sou a neta mais velha e tive o previlégio de curtir meus avós ainda mais novos, menos doentes e por mais tempo q os outros, tbm fui a primeira a dar-lhes um bisneto.
Consegui realizar o sonho da minha vó!!!Eles conheceram e conviveram ainda por 3 anos com o Rafa.
Mas já estavam idosos, doentes e em outubro de 2000 meu avô dormindo partiu e exatamente 1 mês depois a vó da mesma maneira se foi...fiquei sem os dois...apenas com as lembranças, tão boas e vivas na minha memória.

Hoje só tenho meu vô paterno, firme e forte com quase 90 anos.
É um doce, amável e cheio de carinho com os netos e bisnetos.
Lúcido, nos conta muita histórias de anos passados como se tivesse acontecido ontem.
Amo demais aquele velhinho!!!

Meu filho já não tem a mesma sorte q eu.
Convive muito pouco com os avós.
Não terá as boas lembranças q eu tenho.

Deus me conceda vida longa e muita saúde
para q eu possa conviver com os meus netinhos e proporcionar-lhes as alegrias q eu tive.

FELIZ DIAS DOS AVÓS!!!

1 comentário:

Um brasileiro disse...

ola. estive por aqui dando uma olhada. muito legal. apareça por la. abraços.